• home
  • perfil
  • contactos
  •  

História de Design


Escola de Ulm (Alemanha, 1953-1968)

A Hochschule für Gestaltung Ulm (Escola Superior da Forma de Ulm) foi fundada em 1953, porém só abriu oficialmente dois anos depois. Os seus principais representantes foram Inge Scholl, Otl Aicher, Max Bill e Maldona.

Devido aos seus métodos de ensino, as disciplinas leccionadas, ideias políticos e também por acreditar que o design tinha um papel social a desempenhar, foi considerada como sucessora da Bauhaus do pós-guerra.

Na HGU o ensino não estava orientado para assuntos individualizados mas para a interdisciplinaridade. Inicialmente, seguia um modelo próximo da Bauhaus mas pouco a pouco foi construindo o seu próprio caminho. Dirigindo-se assim para a educação cientifica, tecnológica e para a metodologia do Design. Contudo preocupava-se em formar designers com um forte vínculo com a ciência.

Antes de encerrar, Ulm trabalhou em colaboração com firmas como a Kodak e a Braun, tendo sempre como objectivo principal fornecer aos alunos uma orientação para a componente prática, porém a disputa pela sua liderança, e o facto de se ter criticado a sociedade de consumo da época bem como o papel do Design, levaram ao progressivo corte de fundos e ditaram o fim do projecto.